Áreas de Atuação

A atuação da ONG MINHA CRIANÇA TRANS é dividida em 5 setores:

1. Acolhimento Afetivo

Acolhimento afetivo de mães, pais e familiares que reconhecem ter uma criança/adolescente trans ou com questões de gênero. Objetivo principal é fortalecer emocionalmente para que os familiares possam acolher a identidade de gênero de seus filhes - além de orientar sobre os direitos fundamentais, questões burocráticas e adaptativas para que consigam lidar com as adversidades da melhor forma possível. Atualmente somos 428 famílias de diversas regiões do Brasil que reconhecem ter uma criança/adolescente trans. Nosso lema é "você não está sozinha!"

2. Fomento de políticas públicas e advocacy

Os integrantes da ONG elaboram projetos que visem garantia de direitos e participam de movimentos sociais organizados para fomento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes trans. Atualmente a ONG MINHA CRIANÇA TRANS possui algumas ações civis públicas em parceria com escritórios de advocacia.

3. Diálogo com redes de ensino

O diálogo com as redes de ensino é fundamental para garantia da permanência saudável das crianças e adolescentes trans dentro do sistema educacional brasileiro.
• Algumas escolas procuram a ONG no intuito de fazer encontros com seus diretores, coordenadores, professores, estudantes e comunidade escolar para naturalizar as questões que tangem o acolhimento de estudantes trans e LGBTI+.
• Em algumas situações, famílias que possuem uma criança/adolescente trans encontram barreiras dentro do sistema educacional e recorrem à ONG para uma mediação de conflitos e assim, lidar com as questões pendentes de forma harmoniosa e administrativa.

4. Psicologia responsável

A Coordenação de Psicologia é feita por profissionais da área que estudam e buscam conhecimento a fim de promover um atendimento ético, respeitoso e acolhedor para as crianças e adolescentes trans e seus familiares. Desenvolvem também uma formação e acolhimento para os profissionais de psicologia que buscam por conhecimento e supervisão no atendimento. Os profissionais da área também realizam o atendimento voluntário ou com valor social para famílias que possuem vulnerabilidade econômica. Infelizmente, são crescentes os relatos de famílias que vivenciaram situações de desrespeito, falta de conhecimento e ética por parte dos profissionais de psicoterapia. CHEGA! Isso tem que parar! Se você é da área de Psicologia e quer estar preparado para o atendimento de crianças e adolescentes trans e seus familiares, entre em contato pelo e-mail: psicologia@minhacriancatrans.org

5. Pesquisa e elaboração de dados

Desinformação é um dos principais motivos que alimentam o preconceito e violência contra a população trans no Brasil. Por isso, a ONG MINHA CRIANÇA TRANS busca elucidar dados sobre esse recorte da população que é tão silenciado e sofre diariamente com preconceito e transfobia. Transfobia é CRIME! Denuncie!

Siga-nos